• Inicio
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
  • Categorias
  • 29/10/2013

    Tour pelo conturbado Enem 2013

    Depois de dez horas totais de prova, fica a reflexão quanto a tudo o que ocorreu durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

    Gazolina, nanokid, atrasos, lágrimas, fotos, desmaio, nascimento, correria... Rolou de tudo um pouco no final de semana do Enem.

    A começar pela palavra "gazolina", isso mesmo, com 'z', que segundo o MEC, tem um contexto histórico e irônico, por isso a tal grafia. Mesmo assim, não deixou de ser alvo de piadas nas redes sociais.

    Já o protagonista do exame foi o simpático Nanokid, que apareceu na parte de Ciências da Natureza, numa questão que mostrava a estrutura de uma das moléculas de nanoputians, chamada de NanoKid, e que parece um boneco de palitinho de braços abertos. A questão virou meme na internet e várias pessoas aproveitaram para personalizar o bonequinho.


    A parte típica do Enem são os atrasos e os cliques que eles proporcionam. Desculpas diversas aparecem para justificá-los. O chororô é inevitável de quem terá de esperar um ano para iniciar os estudos ou então pagar uma faculdade particular sem poder desfrutar dos benefícios de quem vai bem na prova. 

    Há quem tenha desmaiado na correria para entrar no local do exame em cima do horário, mãe que deu à luz e mãe que amamentou durante a prova.

    Além dos memes criados a partir das questões, as fotos divulgadas durante o momento da prova também causaram polêmica na rede. Candidatos desrespeitaram uma das principais regras e fizeram o uso do celular para captar imagens de dentro das salas, juntamente com o gabarito. O MEC já eliminou 24 pessoas que postaram essas fotos na internet.


    Com o tema "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil", candidatos consideram a redação mais fácil comparada a do ano passado. Entretanto, especialistas afirmam que as questão estavam mais complexas e cansativas, exigindo ainda mais do participante. Professores dizem que o Enem está mais com cara de vestibular, abandonando a interdisciplinaridade e o estilo interpretativo, exigindo fórmulas, cálculos e conhecimentos específicos.

    Ainda surgiu a especulação de que a presidente Dilma, em sua volta ao twitter, no mês passado, tuitou uma dica sobre o tema deste ano: "Divirtam-se, mas NÃO se esqueçam: quem bebe, não dirige."


    Com ou sem erros ortográficos e dicas sobre o suposto tema, precisamos refletir sobre os limites da tecnologia sobre nossas vidas. Claro que quem chegou atrasado deveria ter se atentado mais, e também, acidentes acontecem. Mas é desrespeitoso quem conseguiu entrar na sala para realizar o exame e se auto eliminou publicando fotos e quebrando regras, enquanto outros estavam se lamentando por perder um ano de seus estudos. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário



    Image Map