• Inicio
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
  • Categorias
  • 18/02/2014

    Consumo consciente

    Fazer compras é uma coisa que agrada a grande maioria. Seja comprar roupas, sapatos, maquiagens, acessórios ou um simples celular novo. Quem não gosta de estar atualizado, não é mesmo? Mas, você já parou para pensar na quantidade de lixo que produz? Ou melhor, para onde vai todo esse lixo? A embalagem que você descarta, o eletrônico que não funciona mais... Estamos, a todo o tempo, produzindo toneladas de lixos e mais lixos. 

    Por outro lado, você sabia que o consumo consciente pode beneficiar também o seu bolso? Isso mesmo. Se você não comprar o que não precisa irá economizar uma boa grana. Além disso, existem as embalagens econômicas, que possuem custo de fabricação menor e que desperdiça menor quantidade de matéria-prima, portanto, facilita para você e para o meio ambiente.

    É claro que é muito satisfatório poder substituir um aparelho eletrônico por outro mais tecnológico, melhor. Mas, muitas vezes, essa troca não é realmente necessária, não é essencial. Por isso, devemos refletir antes de comprar, para não sermos impulsionados por nossos desejos consumistas. 


    Existem várias maneiras de contribuir com o meio ambiente e a tecnologia pode passar de vilã para aliada. Basta você abandonar os CDs e DVDs e optar pelo uso de um pen drive, para armazenar seus dados, além de possuir mais memória, são reutilizáveis.

    Atos simples, como utilizar sacolas retornáveis na hora de fazer compras, ajudam a minimizar a quantidade de plástico descartado na natureza. Produtos biodegradáveis também são uma excelente escolha.

    Uma dica, que funciona para mim, é refletir sobre o produto que desejo adquirir, durante alguns dias. Se depois de todo esse tempo você ainda desejá-lo como no momento em que estava louco para tê-lo, então compre, mas se isso já esfriou, deixe para lá, você não precisa e pode muito bem viver sem. Faça isso com absolutamente todos os tipos de mercadorias e vai notar que seus gastos irão diminuir significativamente, pois, na maior parte das vezes, não passava de impulso, novidade.

    2 comentários:

    1. Ótimas dicas... vou tentar fazer diferente :)

      www.chadecalmila.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tenta sim, vale a pena, afinal, queremos que nosso planeta dure por mais muitos e muitos anos, não é mesmo? ;)

        Excluir



    Image Map