• Inicio
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
  • Categorias
  • 13/01/2015

    Papo de amiga: Minha experiência com o Fies

    Primeiramente, que calor é este? Meus dedos estão se fundindo com as teclas do notebook que está pegando fogo. Onde vamos parar?

    Agora sobre o post de hoje... Sempre quis trazer um pouco da minha experiência com o Fies para o blog. Muitos amigos me perguntam sobre isso e me procuram para tirar dúvidas sobre seu funcionamento.

    Pois bem, para começar, vamos definir, segundo o Inep, o que é o Fies
    "O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação."
    Em poucas palavras, o Fies é uma oportunidade para quem busca uma graduação particular mas não pode bancar a mensalidade. Quando o curso é concluído, depois de um tempo é que se inicia o pagamento, com parcelas bem mais reduzidas. Durante o período de curso, é pago apenas o valor de 50 reais trimestralmente, que é referente ao juros.

    Para quem não sabe, eu curso jornalismo em uma faculdade particular por meio deste programa de financiamento. Já ouvi de muita gente a expressão de que eu estou louca e de que quando eu me formar terei uma dívida enorme pela frente, mas e daí o que os outros pensam?

    Se não fosse pelo Fies, não sei o que eu estaria fazendo da vida. O programa me abriu as portas para a realização de um sonho, é um investimento no meu futuro. 

    Claro que eu tentei conseguir bolsas, mas são poucas para muitos e este será o terceiro ano que me inscreverei para o ProUni e se não for desta vez, não será a última.

    O Fies precisa se renovado a cada semestre, portanto, pode ser modificado ou finalizado facilmente. Sendo assim, ao longo da jornada, dá para ir tentando alguma bolsa de estudos e caso consiga, só será cobrado o tempo de financiamento utilizado.

    Não vou entrar em detalhes quanto aos procedimentos de inscrição e regulamento, pois tudo está muito bem explicado no site do programa, basta clicar aqui. Além disso, toda faculdade tem o setor de assistência social, onde pode-se tirar todas as dúvidas.

    Meu objetivo com este post é acabar com esse certo "preconceito" a respeito do financiamento. O que eu posso dizer é que se realmente a graduação desejada for a escolha da vida, a profissão do sonhos, então vá em frente sem medos! Tente todas as possibilidades, mas não deixe de se realizar.

    O que eu não indico é entrar nisso com um pé atrás, sem certeza das coisas, já com pensamentos de desistência. Como já disse, é um investimento, por isso, invista naquilo que acha certo!

    As inscrições para esse ano ainda não estão abertas, a previsão é de que ocorra no dia 18 de janeiro. Mas assim que forem liberadas, eu irei compartilhar na fanpage do blog, então se ainda não deu um like por lá, não perca tempo.

    Por fim, fica aqui o meu incentivo para todos que querem se aventurar nesta jornada universitária e também para os que já estão nela e pretendem fazer uso do Fies. Não vale a pena importar-se com certas opiniões desnecessárias, pois somos os únicos a saber o que é o melhor para nós.
    ATUALIZAÇÃO: De acordo com o MEC as inscrições para novos contratos estarão abertas a partir do dia 23 de fevereiro e poderão ser realizadas até 30 de abril. E sobre minha incessante tentativa de conseguir o ProUni... EU CONSEGUI *-*

    4 comentários:

    1. legal, gostei do seu post, também penso assim, pois irei cursar arquitetura e urbanismo, graças ao fies, que me abre uma janela de metas, é um financiamento,claro; mais se sua meta é essa, não a importância, nao diria ariscar, e sim apostar em você mesmo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Exatamente Diogenes! Cada um sabe o que é certo para si e o Fies é um investimento que se batalharmos, rendirá bons frutos no futuro. Um beijo e obrigada pela visita :)

        Excluir
    2. Bom post, pretendo pegar o FIES para minha faculdade também. Notei que tu conseguiu o ProUni, parabéns, mas eu tenho umas perguntas: Agora que tu conseguiu o ProUni como ficou teu FIES? Tu vai começar a pagar só depois de formada ou no meio da faculdade? Pergunto pq tbm pretendo pegar um ProUni mas não sei se vou ter que pagar a divida no meio do curso :(

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anderson, primeiramente, obrigada pela sua visita. Então, ainda estou incerta disso, pois estou tentando realizar o cancelamento do meu Fies, sem sucesso até o momento. Mas creio que assim que conseguir, o prazo de amortização já comece a ser contado. Entretanto, fui orientada de que há 4 opções de pagamento, no cancelamento, mas ainda não consegui visualizá-las. Posso fazer um post sobre isso assim que obter mais informações. Boa sorte para você!!!

        Excluir



    Image Map