• Inicio
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
  • Categorias
  • 07/04/2015

    Jornalista, hoje a pauta é você!

    Chegou o 7 de abril, dia do jornalista e eu não poderia deixar passar em branco. São três anos comemorando esta data, desde que decidi entrar para o time.

    Como eu escolhi fazer jornalismo? Bem, eu não sei ao certo quando isso aconteceu na minha vida, mas me lembro do dia em que vistei a faculdade pela primeira vez e me apaixonei. Antes disso eu mal sabia da existência desse curso tão próximo de mim.

    Só sei que são três anos de muitas batalhas e também de infinitas mudanças. A começar por mim mesma que já não sou mais a mesma garota do terceiro ano do ensino médio. O jornalismo me abriu os olhos, me fez ver as coisas de outra maneira.

    Mesmo com algumas decepções e expectativas um pouco frustradas, aquela chama de quem quer mudar o mundo e trazer a paz mundial ainda não se apagou. Coisa de calouro, eu sei, mas não custa nada sonhar.

    Nós, jornalistas, temos dois dias no ano para comemorar a profissão, mas nenhum Doogle na página inicial do Google. Fica aqui o registro da minha indignação.
    Ser jornalista é ser obrigado a saber de tudo, mesmo sabendo um pouco de cada. Os amigos sempre acham que devemos ser uma enciclopédia ambulante. Não é assim.

    Jornalista deveria ser super-herói. Nós fazemos tantas coisas ao mesmo tempo, que você nem pode imaginar. Gostamos principalmente de desafiar o tempo e achar que sempre vai dar pra terminar tudo antes do deadline.

    Se a profissão é ingrata? Às vezes, mas tem lá suas vantagens. Nada como poder explicar a origem das informações com um simples: "tenho minhas fontes". Ou entrar em algum lugar super cobiçado com credencial de imprensa. Melhor ainda quando rola aquele lanchinho na faixa.

    Ser jornalista é passar de morador para visitante em casa. É ter sempre muitas histórias para contar e acabar não deixando o outro falar. É parecer um velho ranzinza antes de ser. Reparar em tudo, principalmente nos erros e criticá-los. Muito. Ainda mais se forem ortográficos.

    Enfim, ser jornalista é ser jornalista, 24 horas por dia e até mais se deixar.

    Parabéns para os colegas de profissão que compartilham desse mesmo gosto estranho que eu!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário



    Image Map