• Inicio
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
  • Categorias
  • 26/05/2015

    Papo de amiga: Por que eu escolhi jornalismo?

    Muitas pessoas me fazem essa pergunta e eu sempre me pego pensando na melhor resposta e justificativa. Para os questionadores e para mim mesma. Foi algo que aconteceu muito rápido na minha vida, nunca foi uma coisa que eu desejei desde criança, como ser veterinária.
    A escolha da faculdade
    Eu já estava no terceiro ano, sem saber o que ia fazer ao certo. Tinha em mente fotografia, mas seria na capital e eu não ia aguentar a barra, com apenas 17 anos. Alguns professores começaram a me falar sobre o curso de jornalismo e mesmo, na época, morando em Lorena, eu não sabia que tinha bem ali, quase na porta de casa.

    Foi então que aconteceu o "Fatea Aberta", uma oportunidade para os alunos conhecerem melhor a faculdade. Quando pisei no estúdio de TV me vi ali para sempre. Engraçado que hoje esse já não é o meu forte. Mas foi crucial para eu me encontrar.

    A partir disso, comecei a pesquisar sobre a profissão, conversei com o coordenador, assisti aulas, fiz o vestibular, passei e cá estou eu. 

    Expectativas
    Acredito que minhas ideias tenham se expandido muito desde que entrei no curso. Se eu esperava mais? A gente sempre espera, mas é o que tem para hoje. Aprendo muito a cada dia e oportunidades incríveis surgiram desde que decidi viver esta loucura.
    Para que área eu quero ir?
    Eu não faço a menor ideia. O que menos desejo no momento e dar "boa noite" no Jornal Nacional, sem desprezar, claro. Mas é que eu não me vejo muito em TV, como a maior parte das pessoas imagina que um aluno de jornalismo sonha. Gosto mais da parte menos visível da coisa.

    Tenho me imaginado em grandes equipes de produção e redação, quem sabe de um jornal ou mesmo de uma revista. Hoje, eu curto muito fazer rádio, mas minha cabeça muda em uma velocidade absurda que é difícil prever qual o objetivo de amanhã.

    Então, não me faça essa pergunta, pois certamente eu não saberei responder. Jornalismo é amplo demais para se apaixonar apenas por uma de suas faces.

    Sobrevivendo
    Jornalismo é muito amor e no fim de um dia cansativo e estressante, é isso o que nos faz cumprir mais um deadline na madruga boladona. Querer ser jornalista quando crescer é saber que vai carregar o título de orgulho da família e esperança de JN, mesmo sem um tostão no bolso. Eu não tenho dúvidas de que estou no caminho certo, à deriva, à procura do meu cais perfeito e seguro para ancorar.
    Pretendo em breve gravar um vídeo falando mais sobre o curso e sobre as experiências. Então fiquem atentos nas redes sociais e no blog. Um abraço e até a próxima!

    6 comentários:

    1. Adoreeeei! Precisava muito ler algo assim!
      Penso igual a você, não me vejo na televisão, mas sim atuando "as escondidas", por trás das cenas, ou em revistas, jornais, fotografias, enfim... amei tudo! Parabéns pelo texto e muita sorte nessa profissão! Beijão ❤

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigada pelo seu comentário, Horacio. Eu adoro essa coisa de bastidores, sabe? Você também estuda jornalismo? Sucesso para nós! :)

        Excluir
    2. Sensacional! Curso jornalismo na UFJF e desde que entrei é só paixão é novidade. Me apaixonei pelo curso, pelos profs e pela galera toda, é universo totalmente diferente e que eu me encontrei muito profissionalmente e psicologicamente! Facom é amor! Haha. Comecei nesse mundo da blogosfera agora justamente para deixar a timidez e divulgar meus textos e é linhas afinidades. Caso queira ver também http://juuhcmc.wix.com/abacaxi

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Júlia, bem vinda ao time <3 Jornalismo é amor, impossível não se apaixonar por esse universo da comunicação! Claro que vou visitar seu blog, aliás, esse é um excelente meio para ir conquistando seu espaço.

        Excluir
    3. Amei o post, e aguardo o vídeo ;) acho o máximo quando as pessoas falam sobre suas impressões em seu curso, pois sempre existem outras pessoas à deriva tentando se encontrar também. Muito obrigada pelo texto, ainda tenho o jornalismo como uma grande opção e esses posts me ajudam muito. Abraços!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu acho importante essa troca de experiências, justamente por dividir isso com outras pessoas à deriva, rs <3 Obrigada por sua visita e volte mais vezes. Na categoria Papo de Amiga e no Diário de Bordo tem mais alguns posts sobre jornalismo que você pode se interessar. Beijos, Clara!

        Excluir



    Image Map