• Inicio
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
  • Categorias
  • 02/06/2015

    O que houve com o amor? Campanha O Boticário

    Quem vive nesse mundo de pessoas conectadas pela Internet, com certeza deve ter observado a polêmica que se criou em cima da campanha de Dia dos Namorados de O Boticário. O comercial veio destacando um fragrância unissex e mostrando casais gays e héteros presenteando seus companheiros.
    A marca não é a primeira a apostar em peças publicitárias que envolvem a diversidade sexual. Outras marcas também já exploraram esse assunto. Mas o fato é que a empresa está sendo "apedrejada" nas redes, pela morte lenta do bom senso.

    Antes que qualquer outra declaração, aperte o play e assista a campanha.


    Agora assista o comercial de Dia das Mães, da companhia áerea Gol.


    E agora me diz qual é o problema? O amor que existe entre essas pessoas? É esse o alvo de tanto "mimimi"? O vídeo de O Boticário chegou a ter o dobro de cliques em "não gostei", do que na opção oposta. Chegou a rolar campanhas nas redes sociais para acessar o vídeo e avaliá-lo negativamente. Entretanto, a situação atual é inversa, e a quantidade de "gostei" já chega a quase 250 mil cliques.

    Pronunciamento de O Boticário
    A empresa encaminhou a mesma declaração que está publicando em resposta a algumas postagens na internet:

    "O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha 'Casais', que estreou em TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor? Independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual - representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera, ainda, que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista."
    Críticas e consequências
    As críticas vão desde a exposição de crianças ao tema, até a afronta à família brasileira. E há pessoas afirmando que não comprarão mais produtos da marca. Foram infinitas as reclamações registradas no site do Reclame Aqui, que nem merecem ser linkadas nesse post.

    O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) informou, por meio da assessoria de imprensa, que vai abrir um processo para analisar o comercial de O Boticário que mostra casais heterossexuais e gays. Segundo a assessoria, o órgão recebeu entre 20 e 30 reclamações contra a propaganda.

    Com a abertura do processo, um relator do Conar deverá estudar o caso e se manifestar, por meio de voto, a favor ou contra a suspensão do comercial. em seguida, o caso será discutido em uma reunião do Conselho de Ética do órgão, provavelmente em julho. 

    Neste caso, se a maioria dos membros do conselho considerar que as reclamações têm fundamento, eles podem recomendar a alteração de trechos da propaganda ou que ela seja tirada do ar. Se, pelo contrário, a maioria considerar que a denúncia não procede, todo o processo é arquivado.


    Opinião do leitor
    "É inacreditável ver uma ação tão oposta do que é pregado em todos os lugares: amor. Um verbo tão vivo e infinito tendo que ser limitado, tratado como absurdo e desrespeito. É aquela bendita frase, "Muita gente falando de amor e poucas sabendo amar" As vezes penso se toda essa nossa indignação nos levará em algum lugar... Eu, até o momento presente me considero hétero, mas, não me prendo nessas rotulações, apenas não tenho interesse em outra mulher. E não precisa ser gay pra ser a favor da causa. É questão de sensibilidade! O amor nos faz sentir vivos e tem uma cambada de gente querendo matar isso. Uma das poucas coisas verdadeiras. Conheço razoavelmente bem a empresa O Boticário. Já foi tema de trabalho de faculdade, fiz na época uma pequena pesquisa sobre seus ideais e no que eles acreditam. É simplesmente fantástico! E gosto de "gente" assim, que coloca a cara pra bater e aguenta a tapa! Não volta atrás e se impõe. Aos religiosos, parem de falar em nome de Deus/Jesus, é nítido que vocês não o conhecem. Pois não sabem respeitar escolhas, crenças. Vejam bem, eu disse religiosos. Frequentar uma igreja, ler por cima a bíblia não faz diferença nenhuma. Se você não vive o amor, o respeito, a tolerância aos demais, você é hipócrita! O Boticário, obrigada por ensinar em prática o que é o amor, respeito, tolerância. Tenho certeza que você tem muito mais da essência de Cristo do que esses que estão perdendo tempo em negativar sua excelente propaganda!" (Mayara Nascimento, 22 anos, estudante de Rádio, TV e Internet)


    "O preconceito é tão absurdamente presente na sociedade, que nós temos que ler comentários do tipo “Não tenho nada contra homossexuais, mas esse comercial já é demais”. Uma vida de novelas explicitando o adultério, a pedofilia e comerciais agressivos, trazendo mulheres com menos dignidade do que um mero objeto. E toda essa situação é ignorada pelos “bons cristãos” que trazem para si só o que lhes convém, mas que, em contrapartida, se revoltam com uma manifestação de carinho entre pessoas no mesmo sexo. Condenam o amor. O boicote que está sendo organizado por um grupo de pessoas carentes de amor é decepcionante. Essa mesma ira deveria ser direcionada ao combate ao feminicídio, combate à fome, à pedofilia, à desigualdade de classes, à corrupção, à desvalorização da vida. O que mais assusta e preocupa não é só essa ignorância religiosa. O comprometimento da “família tradicional brasileira” é pauta na Câmara dos Deputados, onde está circulando a enquete: "Você concorda com a definição de família como núcleo formado a partir da união entre homem e mulher, prevista no projeto que cria o Estatuto da família?". Pela esperança que eu tenho na humanidade (que é muita, apesar de tudo que sou obrigada e ver), espero que a resposta mais votada seja: NÃO!" (Geovana Mara, 19 anos, estudante de Jornalismo)

    Encerro esse post com a música de fundo da campanha que resume tudo:

    E a gente vive junto, e a gente se dá bem 
    Não desejamos mal a quase ninguém
    E a gente vai à luta, e conhece a dor 
    Consideramos justa, toda forma de amor


    2 comentários:

    1. gostei muito do seu blog, achei uma graçinha. sou nova nesse mundo de blogueira, no meu blog falo sobre beleza, estetica. http://almanaquecorderosa.blogspot.com.br/ beijo lindeza e estou seguindo o blog

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigada e seja bem vinda à blogosfera e ao Jornalista à deriva. Boa sorte pra você!

        Excluir



    Image Map