• Inicio
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
  • Categorias
  • 01/10/2013

    Outubro rosa

    Nesta terça-feira (1), às 17 horas no Palácio Anchieta, sede do governo do estado do Espírito Santo, será lançada a Campanha "Outubro Rosa", que tem por objetivo alertar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

    O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira e consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. Esse tipo corresponde a 22% dos novos casos de câncer, em cada ano, no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

    Se alguém próximo da família – mãe, irmã ou filha – teve câncer de mama antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de desenvolver.


    A pessoa que tem antecedente de câncer em uma das mamas ou de ovário, independente da idade, também corre o risco de desenvolvê-lo. Essas mulheres devem ter cuidados especiais, e por isso, devem realizar o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano, a partir do 35 anos de idade.

    O sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, que pode vir acompanhado de dor. A pele da mama também pode sofrer alterações, como ficar parecida com uma casca de laranja. Entretanto, vale ressaltar que nem todo caroço é realmente um câncer de mama, por isso é importante consultar um médico.

    Durante todo o mês de outubro, em vária cidades do Espírito Santo, diversas programações serão promovidas, contando com palestras e mobilizações. Os monumentos públicos e pontos turísticos também entram na campanha e serão iluminados na cor rosa, que representa a luta contra o câncer de mama.

    O movimento que começou na década de 1990 nos Estados Unidos derrubou fronteiras e hoje é incentivado em diversos países, incluindo o Brasil. Ganhou o nome em referência à cor do laço que simboliza a campanha e incentiva a participação da população, empresas e entidades.

    2 comentários:

    1. Hoje em dia o que mais tem é campanha falando sobre o câncer de mama, e ainda tem mulheres que não fazem exame, que não se cuida.
      MULHERADA VAMOS CUIDAR DA SAÚDE.
      Câncer de mama tem CURA.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O pior é que isso é verdade, é um índice que não pára de crescer! Por isso é de tamanha importância a divulgação dessas excelentes campanhas!

        Excluir



    Image Map