• Inicio
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
  • Categorias
  • 17/09/2014

    Diário de bordo: Debate presidencial - Parte 2

    Após minhas considerações e observações sobre o debate dos presidenciáveis (para acessar clique aqui), deixo a oportunidade para alguns daqueles que estiveram junto a mim nesta importante ocasião.

    A começar pelo professor responsável por nossas tão sonhadas credenciais.

    "Participar da história do Brasil de forma efetiva é motivo de muito orgulho para qualquer cidadão informado e sensibilizado com os caminhos pelos quais o país possa seguir. Ontem, pela primeira vez, participei de um debate entre os candidatos à Presidência do Brasil, proporcionado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Inúmeras vezes já assessorei outros candidatos, mas sempre na esfera municipal, o que não deixa de ser importante também. 

    No entanto, ver e ouvir, a poucos metros, as pessoas mais influentes da nação, ou, ao menos, a que comandará os rumos desta República tão criticada é algo, no mínimo, sensacional. Não sou partidário de nenhum deles e nem defendo a causa desta ou daquela coligação, mas quando se tem a oportunidade de refletir, in loco, sobre o que fazer no dia 05 de outubro, parece que tudo se esclarece. 

    Tive a grande honra de acompanhar alguns alunos dos cursos de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D´Ávila de Lorena (Fatea). Pude perceber o quanto estavam maravilhados e críticos com tudo aquilo. Pelos olhos deles, principalmente pelos das meninas de Jornalismo, notava-se, claramente, a ânsia em estar, o quanto antes, cobrindo o espetáculo como profissionais; e tenho a absoluta certeza de que serão comunicólogos exemplares. 

    Dentro de meu ofício, muitas vezes sou questionado a respeito de por que não participar como jornalista, realizando coberturas para as mídias da região. Sempre respondo de prontidão que meu papel é formar os profissionais que, no futuro, o farão com maestria. Ontem, percebi o quão relevante isso se fez. 

    A alegria dos alunos em poder escrever seus nomes numa página, mesmo que breve, da história do Brasil é motivo de orgulho para todos nós da Fatea, educadores que os moldamos aos poucos. O debate foi uma excelente aula que se realizou no mais ímpar significado de prática. Alegria como essa é que nos move a continuar fazendo com que nossos alunos sejam pessoas cada vez melhores." (Professor Me. Miguel Júnior)

    Meu professor do primeiro ano, interessadíssimo por política.

    "A experiência é sempre muito interessante nesse tipo de evento. Ontem não foi diferente, o clima e a possibilidade de acompanhar os bastidores são sempre pontos muito legais e que fazem toda a diferença em relação a assistir o debate em casa. A organização foi excelente e o ambiente acabou resultando em um bom comportamento da plateia, por isso, não tivemos qualquer tipo de problema durante o debate, mesmo que em alguns momentos tivéssemos situações que pudessem resultar em manifestações isso não ocorreu. Estamos falando de um debate presidencial, de qualquer forma, acompanhar de perto é acompanhar uma parte da história do processo eleitoral e, consequentemente do Brasil." (Professor Me. Ednelson Prado)

    Minhas amigas e companheiras de todos os momentos, também futuras jornalistas.

    "Ficar frente a frente com os candidatos a presidência do país, em uma época delicada das campanhas políticas, e em um momento em que há uma grande descrença nas instituições, não é pagável de alguma outra forma. Além de presenciar um acontecimento histórico, é possível sentir e assistir o trabalho, a mágica e a selvageria da função dos assessores, ao construírem uma imagem e um discurso, a loucura dos jornalistas para cumprirem suas funções, dentro do"permitido", e de toda complexidade e tensão de se organizar um evento desse porte. Em poucos momentos, e por poucas vozes, escutei palavras de quem tentou me convencer de que é um bom administrador, capaz de conduzir essa grande máquina pelo caminho certo. Ao contrário, escutei muito desespero e apelação, cidadãos verde e amarelo tratando o posto de trabalho mais pesado e cruel como uma grande e deliciosa fonte de renda particular. De lição, levo que só eu sei o que é melhor pra mim, só eu posso decidir acreditar em alguém que, em partes, me represente." (Geovana Mara)

    "Ver como é feito e organizado um debate presidencial pelos bastidores é uma experiência indescritível. Quando os candidatos estão bem a sua frente, dá para perceber que eles não são intocáveis e enxergar suas personalidades com mais clareza. As melhores respostas surgiram de momentos de tensão e aqueles que foram mais sinceros eram os que são mais desconhecidos. Esse debate me deu uma nova perspectiva para ver como são os nossos candidatos a líderes e de como escolher o meu voto nessa e nas próximas eleições." (Roberta Souza, blog Le Petit Brunette)

    Agradeço novamente a todos os que se esforçaram para que pudéssemos colocar nossos nomes na história desse país. Na próxima, nos vemos na sala de imprensa!


    Este post foi dividido em duas partes, sendo a primeira, inteiramente dedicada aos meus comentários e observações sobre esse momento. Para acessar clique aqui.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário



    Image Map