• Inicio
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
  • Categorias
  • 17/09/2014

    Diário de bordo: Debate presidencial - Parte 1

    Aconteceu nesta terça-feira, dia 16 de setembro, o debate presidencial promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e realizado pela TV Aparecida. Tive o privilégio de ser uma entre os 300 convidados a prestigiarem esse momento e ficar frente ao futuro(a) presidente da república.

    Ainda busco palavras para expressar toda essa experiência. De fato, é muitíssimo diferente ver a coisa toda dos bastidores. Assessores desesperados que ficam no palco até o último segundo, fotógrafos lutando pelo melhor clique no pouco tempo que têm, jornalistas querendo observar mais de perto, candidatos dando aquela olhada básica no material preparado pela assessoria e em alguns momentos se exaltando ao serem citados enquanto a câmera não pode flagrar sua reação.

    Por ser parte dos convidados, eu, minhas amigas de faculdade e meus professores, assistimos ao debate dos presidenciáveis da plateia, enquanto a imprensa permanecia em sua sala. Foi até melhor, pois tivemos a visão geral do que é esse momento e não somente do que é mostrado pela TV. Enquanto a câmera enquadra apenas o candidato detentor da palavra, nós podíamos observar como os outros reagiam. 


    Não só as reações foram observadas, também olhávamos atentamente a postura de cada um. Luciana Genro e Eduardo Jorge foram os únicos a utilizarem o banco disponível para sentarem-se. Marina Silva permanecia imóvel, gesticulava pouco ao falar. Dilma Rousseff apoiava-se sobre um dos braços de uma maneira que me incomodava.

    Isso sem falar sobre a vestimenta. Dilma e Marina coincidentemente estavam de blazer branco, possivelmente influenciadas pela forte presença do público católico. Dentre os candidatos homens, percebemos que quase todos estavam usando gravata de cor pouco contrastante, apenas Aécio Neves vinha com uma gravata vinho em cima de uma camisa branca. Pode parecer insignificante, mas não é!

    Os candidatos quase nunca terminavam suas respostas dentro do tempo, por inúmeras vezes foram interrompidos pelo jornalista mediador, Rodolpho Gamberini. Contaram histórias pessoais, tentaram impressionar com números e com o apelo ao público religioso. E algumas vezes se exaltaram, causando reações na plateia.


    Ter essa oportunidade realmente irá influenciar meu voto. Mudou minha percepção sobre vários aspectos e eu só posso disser que foi uma experiência incrível! Não é só um evento, é um debate dos presidenciáveis e todos precisavam dar importância a isso, mesmo que estejamos em uma fase de desesperança.

    Agradeço ao meu professor mestre Miguel Júnior, que após minha insistência, mostrou seu interesse e dedicação para que nosso credenciamento se tornasse possível.

    Os candidatos que participaram desse debate foram: a presidente Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).

    Este post foi dividido em duas partes, sendo a segunda, inteiramente dedicada aos comentários daqueles que participaram desse momento comigo. Para acessar clique aqui.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário



    Image Map